OURINHOS: 3326.1455 / STA. CRUZ: 3372.8330 / PIRAJU: 3351.4926

História

 

UMA HISTÓRIA MARCADA POR LUTAS E CONQUISTAS EM PROL DO TRABALHADOR

 

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Ourinhos, nasceu do desejo de um grupo de pessoas trabalhadoras do comércio de Ourinhos, que inconformadas com a falta de representação sindical para os comerciários, e com objetivo de trazer ao trabalhador local mais representatividade e benefícios que até então não possuíam.

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Ourinhos surgiu em 1984, através da fundação da APECO - Associação dos Empregados no Comércio de Ourinhos.

A luta pela sua fundação e reconhecimento começou nos meados do ano de 1981, e se concretizou no dia 08 de dezembro de 1987, com a tão sonhada Carta Sindical que só saiu graças ao empenho do então saudoso Prefeito Esperidião Cury, que se instalou à época no gabinete do então Ministro Almir Pazzianotto, e foi categórico "não saio daqui sem a Carta Sindical dos Comerciários de Ourinhos".

Este fato foi marcante em nossa história, o que nos levou a uma justa homenagem em vida ao grande homem e político Esperidião Cury no ano de 2003, meses antes de sua morte.

Hoje o Sindicato conta com um grande prestigio à nível municipal, estadual e federal, seja na esfera do trabalho, da política e a nível social e econômico.

O Sindicato além de defender os direitos de seus representados (a classe comerciaria), também gera dezenas de empregos diretos e indiretos. Conta também com duas Subsedes na base (Piraju e Santa Cruz do Rio Pardo). Possui ainda, um gabinete odontológico de ultima geração, que oferece ao trabalhador do comércio tratamento dentário de ótima qualidade e a preços acessíveis. Possui Departamento Jurídico Trabalhista a disposição dos comerciários. Conta com um Centro Recreativo de dez mil metros quadrados, que tem campo de futebol, piscinas, sauna, salão de eventos com cozinha industrial, quiosque e toda a infra-estrutura para o lazer do trabalhador do comércio e seus familiares, e ainda, em parceria com a FECOMERCIÁRIOS mantém uma Colônia de Férias na Praia Grande - Litoral Paulista.

O Sindicato realiza anualmente eventos sociais e esportivos, Destacando-se o Concurso Miss Comerciaria, que mostra à sociedade ourinhense a beleza e o charme da mulher comerciaria. Realiza ainda o Evento de 1º de Maio, que leva o nome do saudoso Prefeito Esperidião Cury, Campeonato de Futebol Society entre outros eventos esportivos e sociais para a categoria e seus familiares.

No mês de dezembro de 2012 comemoramos o Jubileu de Prata de 25 anos de existência do Sindicato, e o nosso presente é poder sempre lhes proporcionar mais beneficios e continuar o trabalho sério que sempre pautou todas as ações do Sindicato. A Diretoria do Sincomerciários se pauta nos objetivos que são: lutar pela melhoria das condições de trabalho, salário e vida dos seus representados.