OURINHOS: 3326.1455 / STA. CRUZ: 3372.8330 / PIRAJU: 3351.4926

CAFÉ SENSORIAL OFERECE EXPERIENCIAS ÚNICAS E EMOCIONA TRABALHADORES

Mais de noventa pessoas estiveram prestigiando o Café Sensorial promovido pela Fecomerciários em parceria com o Sincomerciários de Ourinhos. O evento visa discutir, sensibilizar  e conscientizar empresários, poder publico e a população em geral da importância da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

 

Bruzarosco que é presidente do Sincomerciários em sua fala na abertura do evento, agradeceu a presença de todos e lembrou da frase do Presidente Motta da Fecomerciários que traduz a essência do Café Sensorial: Caminhos são diferentes, pessoas semelhantes e direitos iguais, onde se trata da necessidade de incluir todos de maneira indistinta na mercado de trabalho com igualdade de condições e de direitos.


A prefeita de Ourinhos, Belkis Fernandes, e o secretário municipal da Saúde, André Mello, prestigiaram o Café Sensorial. Belkis destacou a relevância de realizar eventos como esse. “É muito importante, pois demonstra que o comércio está unido em uma causa importante que é a inclusão social. Cumprimento as associações, entidades, empresários, a Unesp e representantes do comércio de vários estabelecimentos e digo que a importância desse momento é que nós temos que nos colocar no lugar do outro e nos sensibilizar para que o primeiro passo seja dado e a inclusão seja realizada”, disse a prefeita.


Já o presidente do Sincomércio de Ourinhos, Frednes Correa Leite, falou da união de esforços para que a inclusão aconteça nas empresas. “Nós temos que fazer a nossa parte e contribuir com a inclusão no mercado de trabalho. E com nossa união, podemos fazer grandes parcerias e permitir que essas pessoas tenham os mesmo direitos que os outros trabalhadores”. 


O evento

 

Marinalva Cruz que é coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência - PADEF - orgão ligado a Secretaria do Estado do Emprego de Relações do Trabalho - SERT, fez a abertura dos trabalhos explanando aos presentes sobre a legislação vigente tanto Federal como Estadual sobre a inclusão das pessoas com deficiência. Chamou a atenção de que os empresários devem de uma forma geral ter em seus quadros de pessoal contratados com deficiências não só como forma de cumprir as cotas de contratação exigidas em lei. Destacou que o maior obstaculo dessas pessoas não é o arquitetônico, mas sim o consciencial e o preconceitual. 

 

A Associação de Apoio aos Deficientes Fisicos de Ourinhos - AADF através de suas profissionais promoveu dinâmica que consistiu em dar aos presentes a sensação das dificuldades que as pessoas com deficiência tem em seu dia a dia, tais como, obstáculos e dificuldades de locomoção pelas vias e edificações. Foram dinâmicas de uso de vendas nos olhos, caminhar com muletas, uso de cadeiras de roda, etc.

 

Os professores da FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos, Guilherme Orlandini e Gilson Aparecido Castadeli apresentaram aos presentes um software desenvolvido por eles chamado Web Sonora, que também está disponível em App para Android que visa dar uma gama muito grande de informações da internet principalmente para as pessoas com deficiência visual.

 

A também professora doutora em geografia da Unesp, Carla Sena trouxe aos presentes seu projeto de cartografia tatil que visa dar aos alunos e professores material de fácil manuseio e de forma sensível que auxilie a interação com os alunos portadores de deficiência visual.

 

A psicologa Dulce Bruzarosco da APAE fez uma explanação aos presentes sobre o projeto de inclusão de seus alunos assistidos no mercado de trabalho, mostrando os numeros expressivos de inclusos nas empresas locais, chamando a atenção para aquelas que mesmo não sendo a obrigação da lei, contratam seus assistidos. Marcos Aurelio Neris que é ex-aluno falou sobre como sua vida mudou com o trabalho que foi a ele oferecido. Há seis anos Marcos é contratado definitivo do Supermercado São Judas onde trabalha como repositor. 

 

A professora Eunice Aires responsável pelo Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Fecomerciários encerrou o encontro reforçando da necessidade das empresas derrubarem a barreira consciencial e abrirem as portas as pessoas com deficiência. Falou da importância se realizar cada vez mais encontros como este e que desde 2010 o Presidente Motta vendo a lacuna que existia nesta area idealizou o Café Sensorial que a cada dia que passa vem recebendo mais adeptos de todas as areas da sociedade se engajando nesta causa.

 

Presenças

 

Além de autoridades locais e regionais estiveram presentes, além de empresários, contabilistas, pessoas ligadas ao RH e departamento de pessoal das empresas, sindicalistas de outras categorias, diretores e colaboradores do Sincomerciários, também prestigiaram o evento . Registro para a presença dos vereadores Alexandre Dauage e Aparecido Luis, do Presidente do Sincomercio Frédnês Correa Leite, do Presidente do Sindicato dos Eletricitários André Paladino e do Diretor Regional da SERT Rodolfo Matos Minucci. 

 


Envie seu comentário: